Conserto da rede interna de Gás para condomínios em Sorocaba

Sistema mal cuidado ou antigo e sem manutenção representa sérios riscos para o condomínio e, em alguns casos, para as construções vizinhas.
O vazamento de gas , por exemplo, pode causar sérias explosões, como as que têm sido noticiadas recentemente.

Todos o sistema de gás encanado, seja ele gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP) necessita de manutenção periódica.

Veja algumas dicas:

  • Nas manutenções são vistoriadas as tubulações existentes, as modificações realizadas no ambiente onde passa a rede de gás e os locais de armazenamento (em caso de GLP). Também são avaliados equipamentos, como válvulas de bloqueio e reguladores de pressão.
  • Em alguns casos é preciso efetuar troca de peças. Condomínios com sistemas mais antigos, em geral, recomenda-se a troca por tubos de cobre (conexões soldadas, sem presença de rosca). É comum encontrar pequenos vazamentos em sistemas muito antigos ou mal cuidados, sobretudo nas conexões.
  • Nesses locais é comum encontrar vazamento de gás, falta de válvulas de bloqueio manual para manutenção, falta de extintores próximos aos abrigos, inexistência ou deterioração da pintura da tubulação aparente, falta de tratamento anticorrosivo das tubulações enterradas e existência de vedante vegetal.

 

Saiba quais são os principais cuidados necessários para evitar vazamentos de gás

 

Normas técnicas

Tanto para gás natural quanto para o GLP, é preciso respeitar as normas técnicas de segurança referentes à instalação de redes internas de gás. Isso inclui os materiais a serem utilizados, a adequação dos ambientes, e o local para instalação dos aparelhos a gás .

Ao sentir o cheiro de gás, feche o registro mais próximo do local onde sentiu o cheiro. A fonte do vazamento pode ser tanto o registro dos aparelhos quanto o registro geral da residência. Depois de fechar o registro, tente chamar tão rápido quanto for possível um técnico especializado para identificar e consertar o vazamento.

Para quem utiliza botijão

Os cuidados começam logo na compra do botijão. Evite comprar de locais de aparência clandestina e procure a certificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Mesmo que compre por telefone, o cliente deve procurar visitar uma vez o ponto físico da onde compra o botijão para verificar a regularidade da empresa. Não esqueça, também, de pedir nota fiscal – única maneira de requerer assistência técnica. Na hora de instalar, chame uma empresa especializada.

Muitas pessoas se preocupam com risco de explosão do botijão em caso de exposição ao sol: o equipamento não pode explodir porque conta com um plugue fusível – um lacre que se rompe quando a temperatura atinge de 70°C a 75ºC e libera a pressão interna.

Aparelhos a gás natural ou GLP

A instalação de da rede interna de Gás para condomínios utuliza aparelhos como fogões e aquecedores de passagem deve ser feita com válvula de bloqueio manual e tubo flexível apropriado, ou seja, que atenda as normas brasileiras e esteja dentro do período de validade. Esse tipo de tubo flexível resiste mais ao calor, mas não pode estar em contato com superfícies quentes e instalações elétricas.

A válvula de bloqueio deve estar acessível para fechamento em caso de vazamentos e emergências. Caso algum desses requisitos não seja cumprido, será necessário realocar o ponto de gás.

Die meisten metalle der hauptgruppen besitzen nur 1 bis 3 außenelektronen Hausarbeithilfe.